Liberdade

Vou sentar na varanda, junto dos pensamentos meus, na companhia do vinho tinto e dos fogos de artifício. No meu silêncio e com  todas as minhas memórias.
Sem o tim-tim de taças e abraços falsos. Sem desejos ou previsões.
Espero você chegar de mansinho no andar da lua no céu e no vão dos ponteiros do relógio.
Eu sei que você vai me achar aqui.

Decisão

Tudo sempre igual, todo ano.
A página está em branco, eu fico um tempo pensando, tentando fazer minha mais intima retrospectiva.  Lembro de pessoas, lembro de fatos, lembro que não esqueci tudo o que precisava e descubro que muitas coisas eu sequer me lembrava.
Não há por onde começar. As palavras não soltam de mim, não carregam desejos de paz e prosperidade àqueles com quem eu quero tanto falar. Não há obrigados despencando por entre os nomes daqueles a quem eu quero tanto agradecer.
Há um silêncio que rodeia e se abriga em mim própria. (Como assim?)
Não vejo a necessidade de contar minhas promessas não cumpridas, turvos pontos de vista e tantas vontades infundadas. As mudanças que ocorreram dentro de mim, a esperança que sem motivo ressurgia, a falta que sem perceber em mim já não doía. Relevâncias e irrelevâncias só minhas.
Eu até tento buscar um ponto que me faça verter o sentimento, afinal sempre foram tantos textos e tantos livros, estrofes de música e tantas frases de efeito.
Tudo sem efeito algum.  Tenho a sensação que meu ano passou em rascunho. Eu sei que não foi, mas parece que não sei.
Mas saiba que eu sei bem a quem agradecer pela presença e a quem culpar pela ausência. Também sei a quem dei meu melhor abraço e quem de mim recebeu o melhor sorriso.
Sei quem estava comigo enquanto eu chorava e o quanto de lágrima que comigo sozinha estava.
Conheço o senhor das minhas melhores palavras, e por quem vem minha risada incontida.
Quando da minha dúvida e quando da certeza eu sei quem estava aqui.
Eu sei quem me fez o melhor pedido e quem me deu uma grande oportunidade.
Meu amor incondicional, eu sei.
Eu sei quem eu tanto achei que amei.
De quem eu sinto falta e quanta falta me faz sentir, eu sei também.
Eu sei que eu não fiquei menos racional, mas deveria. Não fiquei tão corajosa quanto gostaria.
Toda a memória ficou registrada em mim ai eu resolvi não escrever para ninguém, por falta de palavras...

janela


onde céu se debruça para ver o mar

dedicatória

Você em mim é poesia
Pura liquida incontida.

assim

Ele descobriu o verde escuro que eu escondo no fundo dos olhos...

on hold

Eu estou aqui, juro.
Mas é como se não estivesse...

click click

Você tem medo do escuro?

me diz

É que quando eu olho para o outro é muito difícil distinguir até que ponto o outro é. É fácil, porém, projetar as coisas da minha própria alma no outro. Aquilo que eu vejo em você está mesmo em você ou sempre esteve em mim?

pouco

"eu sei que cada palavra importa"

V

o mundo colorido

“a vida, tão difícil de possuir completa,
e tão triste de possuir parcial.”
f. pessoa



Queria mudar e tentar diferente. Não sabia medir a intensidade nem a direção, talvez um único ângulo, um ou alguns pontos de vista, talvez uma revolução inteira.

Ela orienta-se pelos sentidos, pelos desatinos ritmados, por novas nuances e cores. Da mistura das experiências que acumula ela quer pintar sempre o sentimento cúmplice, único e intenso. No entanto, havia se tornado invisível para ela mesma.

Era fácil passar despercebida na multidão, estava protegida no anonimato. Ela poderia ser quem quisesse ser e na hora que tivesse vontade, mas inventar-se é uma brincadeira perigosa uma vez que meias verdades nunca chegam a histórias inteiras.

Imóvel no tempo gasto, em tons de cinza, ela esperava a oportunidade, a hora, um grito, a própria coragem para tentar novamente. E a coragem veio dele.

Ele teve a força para mover-se e movê-la, como se fossem um só, e eram. Teve a ousadia em cor vibrante que faltava para que ela arriscasse. Ele falou de si, contou seus dias passados, seus tormentos e seus pecados sem medo, não queria esconder-se e em pouco tempo a convenceu a olhar para o horizonte à frente.

Ele mudou-a e ela jamais será a mesma novamente. Essas são as mudanças que a gente sempre roga, pouco espera e quase nunca acredita que virão. A certeza de que isso jamais se repetirá já é um motivo grande o suficiente para ela desenhar-se ao lado dele.

Coincidência, destino, acaso? Tem horas que nomear pouco importa. Importante é a busca que cada um faz, o que deseja encontrar e como vai apreender e praticar os ensinamentos escondidos pelo caminho que se está sempre a trilhar.

De qual cor sua vida é feita?

Pinte-a e viva-a por inteiro porque o tempo passa e na lembrança do que se vive estarão muitas respostas que não foram entendidas por nós.

all true



"There's a time and place for everything. For everyone"
Van Halen

Vontade

sobra tanto verso tem tanto espaço
falta tanta palavra para falar o que se quer
nem tantos acordes nem tantos passos
sobra tanta falta para calar a espera que vier
a brincadeira é sempre a saudade repetida
queremos muito mais do que o outro der
nada além disso isso tudo é vida
espremida num canto
dividida num pranto
morta no tempo
d'um abraço
qualquer

XIX.IX

Feriado

Quando se passa um tempo fazendo coisas que não se faz há tempos novas velhas descobertas se revelam. É engraçado rir das histórias dos antigos, lembranças que eles carregam de quando eram crianças e que hoje ficam sendo nossas histórias de amanhã.

Eu sei

Você está aqui
.



(e não há pra onde fugir)
(fugir pra quê?)

um nó
tantos nós
nenhum de nós

"Deixamos escapar por entre nossos dedos
a chance de manter unidas as nossas vidas
Amanhã ou depois, tanto faz se depois
for nunca mais...
nunca mais"

Reflexo

É assim que acontece. Muitas vezes a gente se esquece da inspiração, perde a vontade de fazer as coisas e anula o que sente.
Motivos? Vários.
Sentido? Nenhum.
Fica a sensação de que todas as palavras vão recontar algo que ainda não aconteceu mas que se está cansado de saber.
É como se a vida girasse em redemoinhos de si mesma. Espiralada, equivocada e voraz. Quando tudo passar veremos o que resta para contar e o que vale escrever.

Introspecção

Tenho tanto para falar mas tudo em mim se cala ao seu toque.
Silêncio.

IV

“cada um cumpre o destino ela dormindo encantada
ele buscando-a sem tino pelo processo divino
que faz existir a estrada.”
f. pessoa


Segredos e Sensações

Ele sentiu vontade de saber mais sobre ela, que marcas trazia no corpo, que vontades guardava para realizar, o que a fazia ser quem é. Ela queria desviar-se de todas as curiosidades dele, queria silenciar tudo o que ele queria fazer verbo.

Em pouco tempo combinam as diferenças, igualam os pensamentos e fazem-se presentes na vida de cada um, em dias longos e por longas conversas.

Juntos, ele assume coisas que jamais assumiria para alguém, ela admite muito de suas faltas e enganos, de uma maneira estranha eles confiam desde o primeiro instante. Falam de tantos assuntos, criam códigos secretos e trocam pedaços de si em palavras diagonais e retas traçando um caminho simbólico dentro da História.

Ele falava sincero e ria. Ria da própria sinceridade para poder disfarçar e fazê-la prestar atenção em outra coisa. Ela continuava atenta em cada gesto que ele tentava em riso distrair.

Assim, com esse jeito de quem diz tantas verdades brincando ele foi contando seus contos em linhas contínuas, sempre ao alcance dos olhos indecisos dela. Ele só não imaginava que ela diria, claro e preciso, o que ele pensava tão intimamente.

Ler o que ela escrevia sobre ele com tanta propriedade fazia seu corpo arrepiar tantas vezes. Ela enxerga através, além e aquém tempo.

Ausente do mundo agitado ele a olhava tantas vezes, seus pensamentos nela iam e viam, costurando-se entre as coisas do dia que ele tinha por comprometimento fazer. E ela sempre estava lá, sua marca em cada letra escrita, seu jeito em cada palavra dita.

Marcas inegáveis em tudo.

Tudo o que dela lia ou ouvia era como despertar todos os vãos em si que pudessem senti-la, era esperar a cada segundo uma emoção nova e completa que o faria mais e mais envolvido por aquela força estranha que dela vinha.

Perto dela, rir era mais fácil e sobreviver era menos árduo, sua vida ia se reestruturando num ângulo mais simples. Ele se sentia mais ativo e com inúmeras vontades estalando dentro do peito. Ele se perdia e se encontrava na presença dela e não entendia como é que ela poderia saber disso tudo.

Ele continua a sorrir sempre, ela descobre um mundo inteiro cheio de coisas que só existem para os dois. Tudo repleto de inúmeros sentidos, tantas emoções, muitos segredos e uma infinidade de sensações ímpares.

Ela sabe e sente, de raso a profundo, que dentro de cada um existe um tanto do outro. Imaginá-lo sorrindo é apenas reflexo do que ela, no mesmo instante, faz; confirmar os mesmos pensamentos é sentir-se em harmonia; entender que alguns segundos de silêncio preenchem o espaço do que é difícil de expressar.

Eles são reciprocidade intensa.

âmago

não sei por que nessas esquinas vejo o seu olhar...

água de banhar

Ela acordou atrasada. Pronto. Era o suficiente para deixar o seu dia de ponta cabeça. Pulou da cama se enroscando nas cobertas e no pijama que ia arrancando até o banheiro. Abriu o registro do chuveiro na expectativa de acordar mais decentemente. Nada além de água fria. Só podia ser um pesadelo. Que merda. (O palavrão? Nem o evitou a essa altura).
Correu até a cozinha com a cara amassada e um frio que a toalha não cessava. Resmungou. A mãe decobriu uma solução rápida. Jamais!! Ela se espantou. Jamais!!
A necessidade venceu-na. Vestiu-se, atravessou o portão, cruzou a rua e entrou na casa do vizinho.
Ah o Vizinho...
Implorou para não topar com ele tomando café na cozinha enquanto ela invadia sua casa com a devida permissão.
Primeira porta à esquerda, primeira... à esquerda. Entrou. Parecia não ter mais ar dentro do peito. Trancou-se e ligou o chuveiro.
Lá estava ela, de repente dona dos segredos do vizinho. Conheceu seu perfume e seu creme de barbear. Era quase um poder. Nesse instante sentiu-se a própria presa em território inimigo. Nua, sem defesa. Enfiou-se debaixo do chuveiro e deixou o vapor criar situações cômicas iguais a que vivia. Riu de si.
Da forma como entrou ela teria que sair de lá. Apressou-se. Vestiu-se. Destrancou a porta, era só sair, agradecer e voltar pra casa num estalo. Respirou fundo e rumou pelo corredor.
Silêncio.
Topou com ele em pé no canto da cozinha com cara de quem esperava pacientemente por ela.

- Oi bom dia, quer um café?
- Não obrigada, er... preciso ir estou atrasada.
- Ah que pena.
- Meu chuveiro .. er...
- Você pode voltar amanhã se precisar...

Sorriu totalmente sem jeito, despediu-se e foi andando em direção ao portão. Deixou no ar o cheiro do seu xampu misturado com a vontade de que os chuveiros jamais tivessem conserto.

Passatempo

Comi as letras do seu nome impressas no biscoito só pra ver se eu consigo te falar tudo aquilo que eu quero...

Por você

Hoje talvez você não entenda as razões que me levam a te escrever isso mas quero que saiba que meu amor por você é maior que tudo. Desde o segundo que eu soube que você entraria na minha vida eu já conseguia imaginá-la. Tinha certeza que seus olhos trariam um brilho diferente, que seu sorriso preencheria cada lacuna do meu coracão.

A cada dia eu te amaria mais e mais e assim cumpriu-se minha sentença. Nunca me senti fraco ao seu lado, nem mesmo quando você não disse o que eu gostaria de ouvir, nem mesmo quando minhas expectativas foram muito maiores que seus próprios planos.

Sempre muito decidida a fazer as coisas do seu jeito mesmo quando sabiamos que não funcionaria ou que ele não te amaria como eu.

Orgulho-me tanto de ti. Vi o quanto cresceu, o quanto mudou seu destino e o quanto é capaz de construir sozinha seu caminho mas ver-te chorar parte meu coração em pedaços que nunca mais poderão ser colados, ver-te pensar em desistir me angustia tanto que minha boca chega a ficar amarga.

Sempre estarei aqui, bem aqui pra te ouvir quando quiseres falar, concordar quando quiseres discutir, abraçar quando sentires que tua vida não faz sentido, eu estarei aqui. Nada nesse mundo me fará desistir de você, nunca!

Não importam os caminhos que andar e os mares que cruzar, volte pra me ver, porque não há satisfação maior no mundo que ouvir sua voz me chamando de Pai.

Sem você minha vida não teria sentido nem hoje nem nunca.

Dia Dos Pais é todo dia!

Des(a)gosto

Agora, não tenho a mínima idéia do que fazer só tenho um medo absurdo me cutucando sem trégua. Pensei em desistir 3579 vezes...

"even heroes have the right to bleed it's not easy to be... me"
5 for fighting

Perturbação

O que me vem à cabeça são as linhas fundas na palma da sua mão. Quantas histórias se contam até ser o que se é. Seu cheiro. O espaço onde quieta a camiseta repousa. Um caminho lento que faz meu eu se perder de mim. Seu sorriso largo. Felicidade tida e refletida. Um compasso de dois qualquer coração. E o resto...
O resto é só silêncio.



Foi difícil arrancar essas palavras daqui de dentro. Há dias...

Via de Regra

ele - cadê você?
ela - estou perdida nos acentos das palavras paroxítonas
ele - hm, mas já evoluiu por ai?
ela - entre "aspas" sim
...

A conversa continuou, depois da reticência, cheia de surpresas rodeadas de pontos de exclamação, chocolate quente e muito carinho.

Linha

Eu queria juntar todas as gotinhas de água que cai. Flutuar
Desenhar você colorido no vitral da vida. Apreciar
Cantar bem baixinho a história inventada. Tocar
Sentir o pensamento e o arrepio. Espalhar
Criar um espaço perfeito. Compartilhar
Encaixar você no vão do tempo. Aguardar
Saber se você existe na certeza da chuva
Na pele minha. Completar.

III

era uma vez...

Apenas um sentimento nômade.

As pessoas, às vezes, se sentem tomadas por uma sensação estranha, sem muitas explicações elas se retraem, se calam, mas se recusam a ficar sozinhas, isoladas do mundo. Então procuram lugares onde haja um movimento de outras pessoas, um resquício de conversa perdida no ar ou alguns olhares sem direção, qualquer fato que possa distrair e salvar o dia.

Tudo o que se quer é olhar para fora, ver como as pessoas se comportam diante das suas próprias limitações de corpo, mente e alma.

Junho chegara ao fim sem muitos planos para ela. Era seu primeiro dia de férias.

Por mais ordinário que um dia pareça ser ele nunca será um dia qualquer. Embora ciente de que a cada segundo as ações e os pensamentos se transformam e reorganizam o mundo ao redor, ela estava dispersa de qualquer explicação fundamentada.

Tinha um desejo profundamente simples de distrair-se da falta e do excesso de tudo o que a perturbava e carecia de explicações. Não havia nada a perder e ela sequer acreditava que pudesse ganhar alguma coisa, então brincava com a segunda-feira do mesmo jeito inocente e desligado que brincava com a sorte.

Dentro da sala de paredes alaranjadas ela disfarçava lendo as mesmas notícias repetidas do mundo. Na lista de espera era a última, em frente à letra X se lia seu nome.

São poucos os que se atrevem a ler o que se esconde em rodapés de página, mas todos que se arriscam sabem que ali sempre se guardam surpresas escondidas. São como olhos indecisos de gente miúda.

Ela nem percebeu o instante em que ele entrou. O - não - encontro.

Dizem que quando as buscas cessam o invisível milagrosamente salta aos olhos. Ele se lembraria da primeira vez que a olhou? Ele se lembraria de quantas primeiras vezes ele a olhou? Algumas respostas só se imaginam enquanto que outras já sabemos irrespondíveis.

Ela queria muito saber o que ele pensava porque o que ele disse jamais vai ser esquecido: oi.

Um oi escondido no meio de um sorriso acanhado, porém, um oi confesso. Ele confessava em silêncio que pensava ser ela a sua última tentativa e se arriscou cheio de poucas tantas esperanças.

Confessar as coisas nem sempre é tarefa fácil, deixa-te de peito aberto, mostra a cara de todos os seus sentimentos. É uma coragem que te diminui e te faz crescer sem limites porque isso é dividir com o outro a responsabilidade de dizer o que se diz sem receio algum.

Nos segundos seguintes, ela buscou um restinho de si e, com cara de pouca conversa, respondeu seu oi seco e atravessado. Era a sua maneira de se proteger, não estava interessada em repetir erros. Respirou fundo e disse a si mesma, cheia de convicção, que em pouco tempo ele iria embora e a história terminaria aqui.

Instigado e contrariando tudo o que ela esperava, ele riu e achou a maior graça em perturbá-la.

Sentiram-se, olharam-se e descobriram-se ali; longe de tantos sonhos e realidades. Seus caminhos cruzaram-se por alguma razão desconhecida e naquele instante, o mundo de cada um entrelaçava-se e as histórias que sabiam dos livros e da vida começavam a fazer outro sentido, seguiam na mesma direção e tinham a mesma cor.

Indescritível.

precisa explicar ?


rogo que guarde um sorriso seu para mim
até o fim do dia eu volto para buscar
fazendo rimas com sorrisos
até o invisível se faz achar
escondido em todo
lugar


Espremido

vi
não senti
houve um sim
ou talvez não
trocaram um oi
tão próximos
quase tocaram
se multidão

II

estória ou história

"quando escrevo, repito o que já vivi antes.
e para estas duas vidas,
um léxico só não é suficiente."
joão guimarães rosa

Insistimos sempre em nomear tudo o que conhecemos: o movimento do som, a cor dos acontecimentos, o instinto dos seres, o singular e o plural de cada sentimento. Nada escapa aos nossos rótulos, queremos catalogar a vida: do passado sentimos saudade, do presente sentimos o gosto e do futuro sentimos medo.

Parece que tudo que nos cerca precisa ter seu nome de batismo, assim nos sentimos seguros, nos conhecemos e sabemos falar sobre as coisas; das menos explicáveis, que precisamos aceitar como são, até as mais questionáveis, que nos invade e carrega para outros planos.

E questionamos tudo, sempre.

Você consegue contar uma história? De quantos ângulos ela é feita? Quantas escolhas cabem dentro de uma história? Quantos momentos, sentimentos e vontades se vivem para construí-la? Quanto tempo dura as vidas de uma história? O que é uma história afinal?

É simplista demais dizer que uma história é apenas uma narração, uma junção de termos dispostos em verso ou prosa, fictícios ou não, cujo objetivo seria divertir ou mesmo instruir quem a lê por curiosidade ou paixão.

Uma história é composta por episódios que ganham forma, cor e emoção à medida que é vivida ou que é lembrada. Sim, revive-se intensamente a mesma história cada vez que se lembra dela. E a cada nova história que dela se forma há um novo horizonte a ser explorado, sentido e contado.

A história é viva e se inscreve junto com cada movimento do mundo e com o sentir das palavras, com o tocar das coisas. A história tem poder de romper-se, expandir-se e expressar-se sem seguir padrão algum. Ela avança e retrocede sem que nada se perca. Ela se transporta para o futuro no mesmo momento em que escreve o presente e relembra o passado.

O passado contado aqui não é um passado empoeirado e distante, tampouco velho. Nas linhas desta história o que é dividido tem sabor de agora, de novidade que surpreende. Um passado que renova, sustenta e faz ascender o futuro novamente.

Nessa correnteza, minha história se une à sua história e a cada História nossa que começa a surgir, um pouco de nós é revelado.

Todas as perguntas, respostas e histórias nascem com o passar das horas de cada um. Em apenas um segundo e um sorriso a primeira de todas as Histórias surge. E vem sem intenção de ser grandiosa, mas sabe-se que sempre que um ou outro fato causar saudade a memória transformará o mais simples acontecimento em algo de grande beleza.

Para te contar todas as estórias e histórias, eu preciso vestir-me sentir-me na tua pele, estar no teu mundo, entrar no que você sente e vasculhar seu ser porque assim conseguirei te inscrever na parte desta nossa História inteira.

vazio agudo

faltaram o homem e seu violão.

Dito e feito

Contei para todos que meu Santo Antonio está de ponta cabeça e ele vai ficar lá até eu decidir. Até eu parar de bancar mais uma garota desesperada que ainda vai encontrar o príncipe encantado. Até eu deixar de acreditar que simpatias dão certo. Ou então, até ele se resolver. Fui educada até agora.

I

Um dia alguém me desafiou a escrever uma história. No inicio eu ri, achei bobagem mas a conversa foi tão séria que até me senti intimidada. Me deram os fatos, a cena, os personagens e a liberdade de decidir o rumo que tudo ia tomar. Tive muitas idéias, me encontrei na verdade de muitas linhas mas escrevi bem poucas páginas, sofri uma dor estranha e fui me perdendo na imagem da história que eu criava (vivia?). Depois de quase um ano, reli os rascunhos que ficaram para tras, tive necessidade de expurgar o que ainda me incomodava para que assim, livremente, eu pudesse confirmar que TUDO tem seu fim.



a memória e a história
Estou a par dos fatos, sou capaz de contá-los, conheço todos os personagens, desnudo suas idéias e seus sentimentos antes mesmo que sejam concebidos, sei o que se esconde em cada entrelinha e as tantas emoções que aqui são expressas.

Posso escrever-me sem um
a forma física porque existo, me construo como a força invisível que move toda a existência adiante do agora.

Faço-me música, parábola, conto de fadas e poesia. Propago-me na voz que declama, no próximo parágrafo da conversa, no pensamento silenciado.

Não me encerro em limitações ou caprichos da língua, eu sou um universo infinito de escolhas. Estou em todas as letras que imprimem a página de cada um, sem retroceder. Sou palavra por palavra concretando uma ponte sobre as incertezas da vida.


Sou detalhe de tudo em você e estou acima do que te rodeia e te insere no mundo. Crio, faço-me real, marco-me da sua capacidade de viver e espaço-me dentro da imensidão da sua memória.


Mesmo que o tempo mude, que eventos futuros prometam ser mais vivos desbotando o que hoje existe, dentro da memória eu me conservo intocável, no coração sou inesquecível, na porção mais intensa e pura de você eu crio asas e na sua alma eternizo-me.


Nesta hora, serei a verdadeira História que se construiu junto através dos dias unidos de dois em um.

Co-incidencia

Cada vez acredito mais e mais nesse universo paralelo que corre ao lado, acima e abaixo de mim..



"What cannot letters inspire? They have souls; they can speak; they have in them all that force which expresses the transports of the heart; they have all the fire of our passions."
Hèloise

meias palavras

" Minha alma é uma orquestra oculta;
não sei que instrumentos tangem e rangem,
cordas e harpas, tímbales e tambores, dentro de mim.
Só me conheço como sinfonia.
"
F. Pessoa



Ontem eu matei em mim toda a inspiração para te escrever. Me sinto remexida e incomodada pela idéia de pensar em ti quando os momentos são silêncio.
Destoei.

o oráculo

Até onde você deve ir pra provar seu valor? Que tipo de desafio está a fim de correr em nome de uma relação de amor? Seu trabalho permite o uso de seus dotes criativos e de sua fertilidade intelectual?

Perguntas que a vida coloca pra você de hoje...

(ô pqp)

Encanto

Descobri seu sorriso perdido no vazio do sábado listrado. Descobri pela palavra de outro seu nome de arcanjo e de repente a voz que me silenciou. Pode ser que os olhares encontrados procurassem rimas e não aquilo que repete a canção.
Talvez eu jamais cante...
Talvez nem sequer tente.

coragem

"A mãe trouxe para a terra o invento de amar."
E. Harancourt

...

Abriram a porta da minha saudade, ela escapou.
Palavra que corre em linha de caderno
Refrão que emenda o fim da canção
...

Hun?

Não quero. Há uma energia que me desestabiliza, me consome dos ossos às palavras da boca. Sinto tudo atrapalhado. Não sou eu.

andarei

Sou filha tua. Vista-me com tuas roupas, proteja-me com tuas armas, guia-me por entre os ataques visíveis e invisíveis. Que nada me persiga, me alcance, prenda ou amarre. Eu conheço o poder de teu escudo e o corte que tua espada é capaz de fazer. Salve! Salve Jorge!

dia do calendário



Happy Inconditional Love's day
s2

Falou e disse

"Entre aqueles que não dizem nada,
poucos são os que ficam em silêncio"

ditado lactobaciliano

Adaptação

Eu era a palavra do sétimo dia, virei-me em outras existentes até poder ser eu novamente.
Algumas escolhas podemos fazer enquanto que outras não podem ser feitas por nós. Somos escolhedores escolhidos e descartados a todo momento. Ah como eu queria reverter certas ocasiões, consertar certos pensamentos tortos, algumas vontades desparceradas. É difícil aceitar que o plano não sai como planejado. É difícil entender assim, de imediato, o porquê de tudo enquanto se tenta encontrar um outro caminho para remediar.
Adaptamos a vida. Sobre-vivemos.


Palavra do próximo dia: Apoio

mundo 3D

A vida pode ilusoriamente ser contruída com polígonos, vértices e bordas. É o que chamam de malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto. Qualquer semelhança está ao alcance dos óculos mas o bom mesmo é sentir a profundidade do que se diz invisível.

Segura minha mão. Ele disse em azul.

Hora do planeta

Tudo ia ficar desligado por alguns minutos. Nenhuma lâmpada. Nenhum nada além de você e eu. Então nós jantamos no escuro, no chão da sala, no silêncio das notícias da tv, na pausa dos olhos...
Tudo reinou aguçado em preto, branco e dourado.




Era

Em outras épocas eu ia querer te escrever um livro. Iria reclamar, esbravejar, chorar. Iria fazer algo para que você visse o que andava acontecendo por aqui e por sua causa. Era sempre assim, era como fazer a ferida verter o que dói no corpo para poder cicatrizar.
Quando eu fico quieta, jogo você para dentro de mim. Lá no fundo eu sei o desconforto que você me causa e lá no fundo, em silêncio eu sei te anular. Agora é assim, é como fazer o anti-corpo destruir o que fere e recomeçar.
Prefiro deixar que você pense que as coisas ainda são da mesma forma. Quando eu falo você sabe o que eu penso, quando eu calo você nem sabe o que pensar. Logo você desaparece.
De quantos sentidos ainda restar.

Anotou?

círculos, setas e grifos
escreve mais
pensa rápido demais
a letra vai mudando
vai andando, vai falando
de um lado para o outro
de um outro para o lado
vai riscando
amarrando todas as palavras
(Me ata ao seu raciocínio!)
a hora rabiscada de repente se despede
sob o apagador
.Saudade.

bye bye




O que é de verdade só a gente vê

A gente se conheceu assim.. no dia em que você caiu do telhado. Eu achei que você tinha se quebrado todo e você só me olhou como quem sabia que andava fazendo arte e nada disse. Eu levei você pra casa em silêncio.
Naquela noite nenhum de nós dormiu. Você estava incomodado com o novo lugar e eu incomodada com o novo você.
Na manhã seguinte eu fui para o trabalho pensando se você ficaria bem sozinho e acreditei que sim afinal não havia outra saída. Quando voltei para casa já era noite fechada e papai havia me enganado sobre como os gatinhos magicamente se duplicam no banheiro.
Ele disse que irmãos não poderiam ficar separados, eu ri e achamos melhor que irmãos tinham que ficar próximos mas não exatamente dentro do meu banheiro. A distância entre vocês seria de apenas alguns passos e tudo ficaria bem.
Assim seguiam-se os dias e a gente se divertia com bolinhas de papel pela casa inteira. Víamos o por do sol da janela, sentavamos na varanda pra ver o céu estalando de estrelas mas eram os vagalumes que chamavam mais a sua atenção, eu sei. Tudo bem, não iríamos brigar por isso.
Você sabia que não se deitava na cama sem olhar se o uniforme estava estendido, não se cutucava o sofá, nem se sentava na pia da cozinha! Ah, você sabia também que enquanto eu me alagava em lágrimas era melhor você ficar sentado apenas observando pacientemente. Cedo ou tarde eu parava e ia querer trocar carinho com você.
A gente se entendia bem, eu só ficava brava quando você me acordava de madrugada por algum motivo que eu não conseguia compreender. Você ficava nas redondezas mas estava sempre esperando eu chegar, era por você que eu ficava lendo rótulos de comidas estranhas que eu nunca tive vontade de experimentar. Eu achava nossas conversas sempre engraçadas, o episódio sobre o seu conhecido do word eu não vou esquecer, naquele dia eu achei que você era maluco. Eu gostava de te ver rolando na terra, escalando árvores, correndo atras dos bichinhos...
Eu vivia feliz com você.

E agora é isso, um vazio.
Eu nem pude me despedir...
e você se foi, pra sempre.

:'(

Out of breath

I still feel the same though everything has changed
the pain it cost now I feel lost inside my own name

But I keep running
I'm running
(lifehouse)

Perguntas e muito mais

Você sabe a que veio? Sabe por que está aqui e por que me conheceu? Existe a pergunta, existe a não resposta e uma ou outra razão secreta. Eu então fiz um pedido: que exista um instrumento para clarear os teus caminhos tão imprecisos.

Esta é a maneira que eu encontrei, já que alguns meios são inacessíveis e tortuosos ao menos eu posso fazer algo que depende única e exclusivamente de mim. Pedir.
O tempo que passo no seu caminho é o mesmo tempo que passa no meu. Nesse meio entre tempo e caminho nós mastigamos cada pedaço de pergunta que temos e com mais coragem e menos medo enxergaremos novas possibilidades de resposta. Sempre.
A qualquer momento nossas direções podem tornar-se contrárias, mas haveremos de nos reencontrar, porque as perguntas nunca acabam e as estradas sempre continuam.
O que nos une é algo que, possivelmente, nossas mentes não querem aceitar mas sua alma e a minha sabem todos os quês e os porquês de estarmos atraídos dessa forma tão inexplicável.

E quando alguns mistérios se revelam diante de nossos olhos ficamos (quase) sem palavras...

Pudera

"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. (...) Como todos os grandes apaixonados, gosto da delícia da perda de mim, em que o gozo da entrega se sofre inteiramente. E, assim, muitas vezes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas. São frases sem sentido, decorrendo mórbidas, numa fluidez de água sentida, esquecer-se de ribeiro em que as ondas se misturam e indefinem, tornando-se sempre outras, sucedendo a si mesmas. Assim as ideias, as imagens, trémulas de expressão, passam por mim em cortejos sonoros de sedas esbatidas, onde um luar de ideia bruxuleia, malhado e confuso."
F. Pessoa


para mim basta dizer: Fernando
amo.

Ciclo

Houve um certo cair de tarde que eu havia visto a lua assim, fininha no céu sorrindo pra mim. Não é que ela estava lá hoje de novo?!?!

Eu sei porque foi que você voltou, foi pra gente sorrir de par!
:)
( :

Mundo Paralelo

O céu meio de sol meio de chuva, sabe-se lá para qual direção estava indo. O semáforo estava imóvel no vermelho, só os dedos moviam-se no ritmo da música. Há poucos segundos havia cantado uma estrofe conhecida.
Dentro da cabeça inúmeros pensamentos desparcerados. Contas, planos, vontades. Sentiu o restinho do banho, cabelos ainda úmidos, pele fresca. Confundiu-se. Olhou pela janela, pessoas apenas.
Num lampejo, como raio que corta o céu, lembrou-se dele. Daquele sorriso escondido, dos olhos arredondados que costumavam se perder no horizonte das conversas. Sentiu seu cheiro. Onde estaria? Suspirou desejando que ele estivesse ao alcance da mão. O que faria? Queria trocar um olhar cúmplice apenas. Olhou para o lado querendo confirmar se ele não estava. Não estava mesmo, mas podia jurar que estava. Sim. Ele estava ali de alguma forma.
Cerrou os lábios para que nenhuma palavra escapasse da boca. Pensou. Falou sozinha e bem baixinho como se temesse ouvir seu próprio eu: que pena. Esvaziou-se até os ossos. Era pó.
Lembrou de algo bom do passado. Quase sorriu. Olhou os dedos inquietos e por entre eles estavam pessoas agitadas esbarrando-se no vai e vem contido da faixa de pedestres. De repente um casal. Quando estava prestes a criar uma nova história a fala rouca dele interrompeu sua imaginação.
- Você pegou a Tele-Sena?
A testa franziu, o vidro trincou, o mundo parou, o semáforo abriu.

O mesmo instante em que parecia reencontrar-se no meio do caos era o mesmo que parecia perder-se de si... Quantos pequenos grandes sonhos cabem dentro da Tele-Sena?
Existem alguns momentos em que a vida parece filme. Segundos em que você sente que está ao redor do que está acontecendo e não exatamente agindo. É, sem dúvida, uma sensação estranha...

conversas ao léu

ela: Eu sou boa com trocadilhos, falo cada coisa!
ele: Eu sou especialista em miojo, faço cada combinação!

Experimente o desconhecido.. é um convite!

Tempo



Segundo a astrologia chinesa, 2009 é o ano do Boi, do elemento Terra, de polaridade Yin. Será um ano de muito trabalho, de cumprimento de dever, disciplina, responsabilidade e afazeres aparentemente intermináveis.
Segundo a numerologia, o número regente de 2009 é o 11. Conhecido como Número Mestre, o número 11 tem uma elevada carga vibracional e simboliza um ponto importante na nossa jornada: uma bifurcação na estrada.
Não é importante de onde viemos ou como chegamos até aqui, e sim que há uma decisão a ser tomada. Devemos escolher o caminho que vamos seguir a partir do agora. Um desses caminhos nos garantirá uma mudança positiva, de crescimento e elevação enquanto que o outro nos levará a estagnação, perda da iniciativa, da finalidade e direção por nossa resistência em mudar, rever decisões e condutas.

Tenha tempo, escolha o seu melhor caminho. Mesmo sem ter certeza de nada, pense e aja. Não me atropele e não coloque sua carroça na frente dos bois.

imã

Atração

Sou atraído pelo desejo, pelas promessas e pela curiosidade. Há sempre algo que quero desbravar e possuir, no entanto, já fui repelido pelo medo e pela incapacidade de arriscar. Não ganho nem perco. Continuo incolor, inodoro e totalmente insípido. Não sou nem sequer vital.
O que me atrai não é a vida seguindo seu fluxo previsível, e sim o mar em fúria, o gosto de ver o rebuliço das coisas. O que me atrai não é a chuva mas ver o quanto lava uma enchurrada.
E sabe por que? Porque o que marca na gente é certeza de estar vivo no meio desse entroncamento de palavras, ações, sensações e coisas que não se conhece.
É do corte mais profundo, da cicatriz mais extensa, dos momentos mais plenos que a gente não esquece. É nessas horas que se sente a velocidade que o mundo reage. É quando o inexperado faz seu risco é que a gente sabe o que é estar vivo!
Isso jamais acontece quando se está estagnado num tempo fora do presente e longe das memórias tantas do passado.
O irreal não me impulsiona, não me faz, não me atrai. Não existe.
Arrisque-se. Risque o fósforo perto do pavio e exploda.
Encontre-se em cada fragmento repartido.
Junte-se e refaça-se.


Palavra do 7º dia: Adaptação

Destemperado



Deixei eu num lugar que não acho

head & heart

Fighting for, surviving
Looking for, being inspired
Missing a blessed touch of life...

Future
keep believing

at the final moment we're gonna be there
for good, for better, for each other
over the years, throughout time

only we know

Quase nada

Quanto mais você fala menos eu escuto.
É isso. Deixe-me.
Quanto mais você tenta chegar perto mais para longe eu fujo.
É assim. Escondo-me.
Não se perca tentando achar a lógica dentro de ti, dentro de mim.
Nem tão dentro nem tão mim.
Nada além de palavras soltas. Superfície.
E quando você acha que toca (só) engana-se.

Estou longe do alcance, do toque. Longe...

insustentável

Eu quero escrever pra te acertar em cheio. Uma topada dura bem no meio do peito. Um chacoalhão que desorganiza todos os seus ossos. Uma sacudida em todos os seus pensamentos só pra ver se você existe...

Apago sempre.
Sua lembrança é muito mais forte que eu.

arco íris

Hoje, uma única coisa me inundou caindo do céu na melhor das horas


c h u v a c h u v a c c h u v a c h u v a
c h u v a c h u v a a c h u v a c h u v a
c h v o c e c h u v a e c h u v a e u v a
c h u v a c h u v a c c h u v a c h u v a
c h u v a c h u v a c c h u v a c h u v a

:)

Leis

Segundo as leis da física todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se.

Inércia.



Estou no impasse sobre a atração. Quero escrever e não consigo.
Palavra dos dias suspensa até segunda ordem.
É lei.



i hate you so badly Mr. MURPHY and
i hate all your STUPID laws

que coisa...

A ansiedade é um bichinho que não me deixa quieta!
Me faz repetir a mesma frase cento e setenta e quatro vezes. Cento e setenta e quatro vezes. Me deixa com vontade de ter uma cartomante para ler meu futuro a cada dez minutos. Vê se minha sorte mudou! Vêêê..
Faz minha crise do controle remoto piorar à décima potência.
Sento, levanto, abro, fecho, ligo, desligo, procuro, não acho, arrumo, bagunço, escrevo, apago, entro, saio uma porção de vezes que deixaria qualquer um louco. Menos mal que a casa é só minha. Eu erro horários, confundo pessoas, esqueço, amorteço.
Não existo.
Existo em mil.
Desisto.
Não rôo unhas pintadas de vermelho mas me viro a noite toda na cama até minhas costas travarem e eu não conseguir nem andar no dia seguinte. Isso realmente dói e advinha, tenho que ficar quieta na marra.
Ai, ui...


Palavra do 6º dia: Atração

random message

"A man decides after seventy years
that what he goes there for, is to unlock the door
while those around him criticize and sleep
and through a fractal on a breaking wall
I see you my friend, and touch your face again
miracles will happen as we trip.
no we're never gonna to survive unless, we are a little crazy
no no, never survive unless, we get a little bit...
crazy..."

(Seal - Crazy)


Faltou inspiração

A ausência é a falta, a não existência. Como no entanto pode uma coisa que não está aqui ser tão profundamente sentida?
Sente-se a dor da ausência. Sente-se o vazio da ausência. Sente-se o medo da ausência.
Sente-se o não, o nada, o vão. O ausente.. sente-se.
A coisa nenhuma que é contraditória por completo.
Assim, no dia em que mais nada sentir é que tudo, no espaço da ausência, se preencheu por uma outra presença. Sobrará então uma quase não-lembrança, um quase sim, um quase você, em algum lugar...
...inacabado



Palavra do 5º dia: Ansiedade

Mais e Maior

Amor
Não há ordem para ele acontecer, mas nunca acontece sozinho isso é fato. Desencadeia reações e sensações em intensidades únicas.
Não está em razões pré-determinadas ou padrões pré-estabelecidos. Nunca poderá ser catalogado ou deixará de ser cantado e contemplado.
Dele jamais desistem as rimas, a filosofia e o homem. Nele se explicam os meios mesmo que não haja um começo ou sequer um fim.
O amor faz lágrima cair e pranto enxugar. Tem capacidade de criar, recriar, morrer e ressucitar. Não mantenha dúvidas sobre seu poder, questione-se apenas se você ja o tenha experimentado.
O amor tem gosto de serenidade, tem colorido de aquarela, é claro e completo. O amor é supremo.
Existe incansavelmente dentro de mim e é por ele que eu sou.




a palavra do 4º dia calou-se.

Insistência

Aconteceu novamente. Eu acordei no meio da madrugada com o mesmo pensamento e uma sensação estranha que tem sido minha companheira desde que falei com você pela última vez.
A garganta fica seca, eu sinto um aperto bem no meio do peito e uma falta de rumo sem explicação.
Fico imóvel quase sem respirar tentando localizar o canto da cama que eu estou. Não há o que fazer a não ser pensar na impiedade do relógio e no desejo de que fosse só um pesadelo.
Queria dissecar a sequência de motivos que tenho buscando a lógica dessa confusão que resolve se instalar nas horas mais erradas.
Me confunde, me apavora.
Me falta coragem e me sobra vontade de pegar o telefone e chamar o seu socorro.


Palavra do 3º dia: Ausência

Meme

Prêmio Dardos
Regras:
1 . Aceitar exibir a imagem.
2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.
3. Escolher 15 blogs para entregar o prêmio.

Prêmio 66
Regras:
1. Linkar a pessoa que te indicou.
2. Escrever as regras do meme em seu blog.
3. Contar 6 coisas aleatórias sobre você.
4. Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post.
5. Deixe a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
6. Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.


As regras existem.
(talvez por uma boa razão possam ser quebradas)
Não preciso de tantas justificativas.
(nem recebidas e muito menos dadas...)

Cogito ergo sum

Ocorreu-me que eu poderia pensar um pouco (mais) sobre o sentido de algumas coisas que me rodeiam. Fiz uma lista de palavras e me desafiei a pensar em cada uma delas durante um dia inteiro. Obviamente que me questionei se um dia inteiro seria suficiente para pensar.. pensar por pensar levaria apenas alguns minutos e serviria para quê? Muito vazio pensar assim. Mas eu poderia pensar, agir, reagir e interagir com o sentido daquilo durante um dia, ah isso sim seria pensar por inteiro...
Enquanto eu pensava comigo mesma o dia iluminou-se!!



Aceitação
Já sabe o que isso significa? Então pense.. Quantas e quantas coisas você tem que aceitar durante um dia inteiro ou uma vida inteira? Tantas.
Mas aceitar não significa passividade, que você está indiferente ao que está acontecendo, pelo contrário, é preciso estar muitíssimo consciente daquilo que se tem o poder para mudar e daquilo que não se tem.
É preciso sabedoria e disposição para mudar. Se você sabe o que pode ser feito, faça! E vá até o fim, sem culpa ou arrependimento.
Melhorou, mudou? Ótimo. Não mudou? Ah não é o fim do mundo, ainda te restam duas alternativas - passar o resto da vida gastando energia tentando mudar algo que jamais mudará ou simplesmente aceitar que está além de suas forças mudar alguma coisa ou alguém.
Aceitar exige totalidade e conhecimento. Exige atitude, ação, coragem e fé. Aceitar exige amor pleno.
É de minha livre e espontânea vontade aceitar... e seguir adiante.



Palavra do 2º dia: Amor

Cem Palavras

me faço sem palavras
palavras de silêncio
metáforas esperando Ser.


Palavra do 1º dia: Aceitação

Máxima

Mudança é a palavra de ordem dos últimos tempos.
Você já me disse que começou várias vezes do zero. Te admiro tanto.
Me explica então como é que eu perco esse medo, por que é que eu não deixo certas coisas tomarem seu próprio rumo ou me deixo...

Símbolos


Júpiter em Aquário em 2009

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e é representado na mitologia pela figura do centauro. Esta figura simboliza que o homem está em busca do seu desenvolvimento espiritual e portanto precisa controlar seu lado animal. O arqueiro que segura o arco e a flecha apontada para o alto indicam aonde sua mente deseja ir, superando os limites impostos por eventuais condicionamentos ou limitações materiais.
Desta forma, Júpiter vem simbolizando os alvos a serem conquistados e nos desperta uma necessidade interior que nos leva a superar nossos limites em muitas áreas da nossa vida. Este planeta nos estimula a conhecer outras pessoas, outros países, outras civilizações e nos faz ir em busca de outras fronteiras físicas ou figuradas. Júpiter nos empurra para o alto e para fora.
Aquário por sua vez, é o signo da amizade e está voltado para o futuro e para os trabalhos em grupo - a união idealizada na tríade igualdade, fraternidade e liberdade.
O que mais podemos esperar de 2009 então? As forças de Júpiter aliadas às qualidades de Aquário irão despertar nossa solidariedade impulsionando-nos a construir nossas pontes e dando-nos coragem para avançar sobre elas rumo ao crescimento!
(texto adaptado daqui
)


Algumas coisas me fascinam completamente, e assim vou aprendendo sobre os Astros (e html) Que combinação...


Fácil

Eu não te esqueceria só porque você é agitado, anda pra cá e pra lá. Eu não te abandonaria só porque eu preciso te acordar pra dizer que estou caindo da cama. Só porque você ri de mim, me mostra a língua e faz graça quando eu não entendo o que você diz.

Nem mesmo te abandonaria só porque pra pensar você precisa morder o dedo, a unha, um cantinho da mão. Eu não te esqueceria só porque quando você chora quer olhar para todos os lados menos para a minha direção. Não te abandonaria só porque enquanto pensa em alguma coisa seus lábios falam outra e você sempre deixa uma palavra escapar e nem percebe.

Eu não te abandonaria só porque você esconde pensamentos em covinhas no rosto. Eu também não abandonaria só porque você esquece as coisas: tênis, fio dental, vinho, pente e shampoo ou porque dorme com o ventilador ligado a noite toda.

Mas, com certeza eu te esqueceria se o seu abraço não tivesse me preenchido tanto, se seu sorriso não fosse tão lindo, se não soubesse abrir vinho com faca, se não assumisse coisas que tem tanto medo. Eu te abandonaria pra sempre se não puxasse a cadeira pra eu sentar, te esqueceria se não segurasse na minha mão, não me beijasse como eu beijo.

É obvio que eu te abandonaria se não me encostasse na parede do banheiro, não organizasse meus emails, não me arrancasse a roupa. Eu te esqueceria se não cedesse a um capricho meu, mesmo que por 30 minutos, se não me contasse verdades, se não desse risada junto comigo, se não tentasse me avisar que o passado, às vezes, sentencia e condena.

É claro que eu te abandonaria e te esqueceria por completo se não gostasse da minha carta escondida, se não me deixasse à vontade, se não se preocupasse comigo. Eu definitivamente ia te abandonar e te esquecer se não me escrevesse dedicatória, não me ajudasse a escrever nossa estória e acima de tudo, eu te esqueceria sim e te abandonaria pra sempre se você tivesse achado que amar assim é um grande equívoco.

VOCÊ me daria novas razões para eu te abandonar e te esquecer?



(Putz, e deu. E fim.)


coisa de criança

pode ser que em canto nenhum eu te encontre
pode ser que o encontro seja onde a gente se esconde
um no canto do outro
onde?

















aqui ó!

inauguração

É.
Entra ano e sai ano, as coisas mudam de lugar. As pessoas mudam de comportamento. Os tons mudam de cor. As palavras mudam de sentido e a primeira página parece que jamais será escrita.
Minhas perguntas pouco mudaram ...
Eu sinto um acúmulo das tantas diferenças que nos fazem e nos tornam, de repente, tão iguais.
Seria mais facil começar pelo fim e finalizar no começo?
Sabe quanta coisa eu deixei para trás quando o relógio bateu meia noite e o ano virou de número? Desconfia tudo quanto eu descobri dentro de mim quando o barulho do mar era minha única música? Sabe o que me faz mover e o que me faz estagnar?


Sabe quem eu sou? Arrisca!
Inaugura junto da minha pele algo que jamais será esquecido.
A verdade.
Tua.